CBEMM
Congresso Brasileiro de Estruturas Metálicas e Mistas
I CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTRUTURAS MISTA
O I CBEM foi idealizado por pesquisadores de diferentes Universidades que desenvolvem pesquisas na área de estruturas mistas.
O I Congresso Brasileiro de Estruturas Mistas (I CBEM), foi promovido por professores e pesquisadores de Universidades Brasileiras, e aconteceu na Universidade Estadual de Maringá (UEM) em Maringá, Paraná de 15 a 17 de abril de 2024.
O I CBEM teve como objetivo principal divulgar as mais recentes pesquisas e inovações no âmbito deste tipo de construção, procurando contribuir para a promoção, consolidação e expansão do setor no mercado brasileiro. O congresso foi um local privilegiado para o intercâmbio de ideias e experiências entre os vários intervenientes no projeto e na execução de estruturas mistas (aço e concreto; madeira e concreto) bem como nas atividades de pesquisa, inovação e ensino da área.
Destaca-se que o I CBEM foi o primeiro congresso brasileiro na área de estruturas mistas, e apresentará as mais recentes pesquisas, inovações e realizações no âmbito deste tipo de construção. Não há nenhum congresso brasileiro destinado unicamente a debater a temática de estruturas mistas de aço e concreto e; estruturas mistas de madeira e concreto.
Contou com a participação de 128 inscritos provenientes das 5 regiões do Brasil, representando 41 Instituições de Ensino Superior do Brasil e do Exterior, tais como: CEFET-MG, EESC-USP, Faculdade Luciano Feijão, FGV, IPOS Especialização, MACKENZIE, PUC-RJ, UEFS, UEM, UEMA, UERJ, UFAL, UFBA, UFC, UFCAT, UFES, UFMG, UFOP, UFPA, UFPR, UFRGS, UFRJ, UFSCAR, UFU, UFV, UnB, UNDB, UNESP, UNICESUMAR, UNIFACS, UNIFATECIE, UNIFESSPA, UNILA, UNINGÁ, UNOPAR, UPF, USP, UTFPR, Universidad Nacional de Colômbia, Universidade de Luxemburgo, Universidad de Ingeniería e Tecnologia (Peru) e Instituto Politécnico de Bragança (Portugal).
Além disso, contou com a participação de profissionais de grandes empresas do setor de construção civil e apoio à análise de estruturas, como: GERDAU, 3D EXPERIENCE, AG Projetos Estruturais, ArcelorMittal, CAT Engenharia, DFS Engenharia, EDC Tecnologia, ISI Senai, Santana Engenharia e SolarMaxx.
ÁREAS TEMÁTICAS EM ESTRUTURAS MISTAS, METÁLICAS E MATERIAIS AVANÇADOS:
Análise numérica
Durabilidade
Ensaios experimentais
Grandes Estruturas
Inovação
Materiais
Monitoramento
Processos construtivos
Projetos
Situação de incêndio
Sustentabilidade
O I CBEM será importante para consolidação das estruturas mistas no setor da construção civil brasileira, sendo o primeiro congresso brasileiro na área. Além disso, o congresso se faz necessário para a divulgação de pesquisas nacionais e internacionais nesta área. Com o desenvolvimento de várias pesquisas nesta temática, os pesquisadores e as empresas brasileiras do setor necessitam de um congresso adequado para discutir as principais inovações neste setor. Assim, a realização do I CBEM irá suprir a lacuna da inexistência de congressos nacionais que propiciem a discussão sobre estruturas mistas.
Arquivos do I CBEM 2024:
1. Programação final (Acesse)
2. Ordem de Apresentação dos Trabalhos (Acesse)
3. Anais do evento neste (Acesse)
4. Edição Especial da Revista Tecnológica com os trabalhos selecionados neste (Acesse)
5. Feedback dos participantes após o evento neste (Acesse)
Organização
Carlos Humberto Martins - Presidente - (Universidade Estadual de Maringá)
Alexandre Rossi (Universidade Federal de Uberlândia)
Felipe Piana Vendramell Ferreira (Universidade Federal de Uberlândia)
Elyson Andrew Pozo Liberati (Universidade Estadual de Maringá)
Carlos Alberto Benedetty Torres (Univerdad de Ingeniería e Tecnología)
Pablo Augusto Krahl (Universide Presbiteriana Mackenzie)
IDEALIZAÇÃO
1º dia
No 1° dia do Congresso Brasileiro de estruturas Mistas (CBEM), pela parte da manhã, todos os participantes realizaram o credenciamento e após isso se direcionaram ao auditório, na qual foram recepcionados pelo Mestrando Vinícius Parolin, que realizava uma apresentação musical. Após a recepção houve a cerimônia de abertura, que contou com a participação de membros do DEC, CTC,PPG e Vice-Reitora da Universidade Estadual de Maringá, em seguida os palestrantes Prof. Dr. Ricardo Hallal Fakury e Profa. Dra. Silvana de Nardin finalizaram o período da manhã. Pela parte da tarde foram realizadas as sessões técnicas de forma presencial e online, como também, a realização dos minicursos de ABAQUS e escrita de artigos científicos.
2º dia
No 2° dia do Congresso Brasileiro de estruturas Mistas (CBEM), a manhã foi iniciada com as palestras do Prof. Dr. Luciano Rodrigues. O. de Lima e da Profa. Dra. A. Fernanda. G. Calenzani, ainda pela parte da manhã foram realizadas as sessões técnicas de forma presencial e online. No começo da tarde, as empresas Gerdau e Dassault Systèmes realizaram suas palestras e em seguida iniciou-se os minicursos referente a ABAQUS e Origin, dessa forma, finalizando o 2°dia de congresso
3º dia
No 3° e último dia do Congresso Brasileiro de estruturas Mistas (CBEM), os Professores Dr. Flávio de Andrade e Silva e o Dr. Pablo Augusto Krahl realizaram as palestras no começo da manhã e em seguida houve a palestra internacional do Prof. Dr. Paulo Alexandre Golçalves Piloto diretamente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) de forma remota. Em seguida, pelo turno da tarde foram realizadas as sessões técnicas de forma remota e por fim, a realização de minicursos em ABAQUS e programação avançada em HP.
Você já conhece nosso canal no Youtube ? Fique por dentro de tudo o que aconteceu no CBEMM
Inscreva-se em nosso canal
Programação
Siga o Instagram do evento e se mantenha atualizado
Email para contato
Canal no Youtube